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Joias da Arte Deco Berardo ganham museu em casa histórica de Lisboa

A totalidade da coleção de Arte Nova e grande parte da de Arte Deco de José Berardo podem ser vistas no Berardo - Museu Arte Deco a partir de sábado, num edifício lisboeta ligado ao gosto artístico de um médico ilustre.

<p>O nascimento do novo museu, B-MAD, acontece na zona de Alc&acirc;ntara, com as joias de Arte Deco de mais uma cole&ccedil;&atilde;o do empres&aacute;rio madeirense, que passar&atilde;o a ser exibidas em perman&ecirc;ncia, reunindo mestres internacionais e criadores portugueses que se destacaram no s&eacute;culo XIX e no in&iacute;cio do s&eacute;culo XX.</p> <p>O edif&iacute;cio lisboeta, mandado construir na primeira metade do s&eacute;culo XVIII, escolhido pelo colecionador - no n&uacute;mero 28 da Rua 1.&ordm; de Maio - tem a sua hist&oacute;ria ligada ao m&eacute;dico neurologista Ant&oacute;nio Flores, depois de ter estado anteriormente na posse do Marqu&ecirc;s de Abrantes, e de ter sido alvo de v&aacute;rias adapta&ccedil;&otilde;es, pelos conceituados arquitetos Raul Lino e Carlos Ramos.</p> <p>&quot;Vai ser um equipamento fundamental para olhar melhor e pensar a Art Deco da cidade de Lisboa, mas tamb&eacute;m do pa&iacute;s&quot;, sublinhou o coordenador das cole&ccedil;&otilde;es Berardo, &Aacute;lvaro Silva, durante uma visita guiada &agrave; ag&ecirc;ncia Lusa ao museu que tem inaugura&ccedil;&atilde;o prevista para sexta-feira e abertura ao p&uacute;blico no s&aacute;bado.</p> <p>Para a abertura, a equipa curatorial fez quest&atilde;o de &quot;representar n&atilde;o s&oacute; os mestres consagrados internacionais, mas tamb&eacute;m de Portugal, com o trabalho da Ourivesaria Reis, do Porto, e os artistas Ernesto Canto da Maia, M&aacute;rio El&oacute;i, e Rafael Bordalo Pinheiro, como introdutor do estilo Arts &amp; Crafts no pa&iacute;s, e um precursor da Arte Nova, que pode trazer um pensamento cr&iacute;tico atual a estas artes&quot;, considerou o respons&aacute;vel.</p> <p>Ao entrar no museu, depois de pisar mosaicos de Estremoz, e de subir a escadaria original do edif&iacute;cio adaptado, que j&aacute; apresentava v&aacute;rios elementos de Arte Deco, o visitante ter&aacute; acesso aos dois pisos onde foram instaladas as pe&ccedil;as da &quot;totalidade da cole&ccedil;&atilde;o Arte Nova [do colecionador Berardo] e uma grande parte da cole&ccedil;&atilde;o Art Deco&quot;.</p> <p>&quot;Sendo a primeira exposi&ccedil;&atilde;o, pudemos escolher as joias da cole&ccedil;&atilde;o para estarem aqui em evid&ecirc;ncia, seguramente mais de cinquenta por cento da cole&ccedil;&atilde;o, mas tamb&eacute;m de outros universos, como a cole&ccedil;&atilde;o de azulejaria, fazendo a rela&ccedil;&atilde;o com o Museu Berardo de Estremoz, onde est&atilde;o 800 anos da hist&oacute;ria desta arte em Portugal, os desenhos da Ourivesaria Reis, do Porto, que s&atilde;o pe&ccedil;as excecionais no design portugu&ecirc;s, ou o tropicalismo inspirado em tribos do Brasil&quot;, apontou &Aacute;lvaro Silva &agrave; Lusa.</p> <p>No primeiro piso est&atilde;o as Arts &amp; Crafts do s&eacute;culo XIX, a Arte Nova que se lhe seguiu - express&atilde;o de desejo de algo totalmente novo nas artes -, e a Arte Deco, desde 1920 at&eacute; 1939, num estilo que se destacou entre as guerras, e que teve grande proje&ccedil;&atilde;o a partir da grande Exposi&ccedil;&atilde;o Internacional de Paris, onde o estilo se consagra.</p> <p>O Art Deco &quot;foi um estilo total&quot; que abarcou as artes visuais, arquitetura e design internacional e come&ccedil;ou a entrar em decl&iacute;nio entre 1935 e 1939, depois de ter influenciado fortemente a moda, o cinema, a arquitetura, o design de interiores, entre outras &aacute;reas, com o uso de formas geom&eacute;tricas, ornamentos e desenho abstrato.</p> <p>Inspiradas na fauna e flora e na figura humana, as pe&ccedil;as de Arte Nova fazem sobressair, sobretudo no mobili&aacute;rio, os talentos dos artes&atilde;os, vis&iacute;veis em mesas embutidas, arm&aacute;rios, cadeiras e camas em que os metais e as madeiras ex&oacute;ticas se fundem.</p> <p>Em contraponto, a Arte Deco introduziu um estilo muito mais depurado e s&oacute;brio, mas inicialmente muito ligado ao luxo, com os trabalhos lacados, transmitidos aos europeus por mestres japoneses, pe&ccedil;as que o museu tamb&eacute;m exibe ao longo de v&aacute;rias salas, algumas delas descritivas de como seria um quarto ou uma sala de jantar da &eacute;poca, nas casas das elites.</p> <p>S&atilde;o esses ambientes que o museu procura reproduzir com pe&ccedil;as de &quot;grandes mestres e dos seus fi&eacute;is herdeiros&quot;, como Jacques-&Eacute;mile Ruhlmann, Alfred Porteneuve, Jean-Michel Frank, Jacques Adnet, Leleu, Sornay, Dufr&ecirc;ne, Follot, Jallot, Majorelle, Kiss, Lalique, Brant, Puiforcat e Perzel, nas componentes da arte decorativa - m&oacute;veis, trabalhos em ferro, candeeiros, objetos de vidro, cer&acirc;mica, arte da mesa e pratas -- associadas &agrave; pintura, escultura, desenho, moda e joalharia, num mostru&aacute;rio dos estilos Arte Nova e Arte Deco.</p> <p>&Aacute;lvaro Silva, numa visita guiada &agrave; Lusa, sublinhou ainda a &quot;forte presen&ccedil;a feminina, n&atilde;o s&oacute; a mulher representada no objeto de arte, mas tamb&eacute;m como artista e produtora art&iacute;stica, liberalizada, emancipada, que granjeia carreira e fama no universo das artes, numa li&ccedil;&atilde;o muito v&aacute;lida entre guerras que se pode retirar ao visitar esta cole&ccedil;&atilde;o&quot;.</p> <p>&quot;As ind&uacute;strias perceberam que podiam convidar artistas para criarem pe&ccedil;as especiais, e que distinguissem uma certa marca na comercializa&ccedil;&atilde;o&quot;, apontou o coordenador das cole&ccedil;&otilde;es Berardo sobre a import&acirc;ncia dos criadores na conce&ccedil;&atilde;o de obras originais.</p> <p>O &uacute;ltimo propriet&aacute;rio do edif&iacute;cio, o m&eacute;dico e investigador Ant&oacute;nio Flores (1883-1957), &eacute; homenageado na divis&atilde;o da casa onde era o seu quarto, e que ainda cont&eacute;m o roupeiro original. Numa sala ao lado, tamb&eacute;m foi reconstitu&iacute;do o seu escrit&oacute;rio.</p> <p>Ant&oacute;nio Flores convidou o seu contempor&acirc;neo Raul Lino (1879-1974) para fazer a amplia&ccedil;&atilde;o do edif&iacute;cio, e, duas d&eacute;cadas mais tarde, fez o mesmo convite ao tamb&eacute;m arquiteto Carlos Ramos (1897-1969) para desenhar algumas pe&ccedil;as de mobili&aacute;rio que ali se encontram.</p> <p>Da cole&ccedil;&atilde;o fazem ainda parte os desenhos originais de Ruhlmann, da Casa de Serralves, no Porto, &iacute;cone da arquitetura civil Deco, expostos no novo museu, juntamente com parte dos mais de 5.000 desenhos originais de pratas da Ourivesaria Reis e Filhos, tamb&eacute;m do Porto, da qual se conserva ainda todo o recheio de mobili&aacute;rio, no estilo Arte Nova.</p> <p>A exposi&ccedil;&atilde;o inaugural do B-MAD &eacute; comissariada por M&aacute;rcio Alves Roiter, fundador e presidente do Instituto Art D&eacute;co Brasil, no Rio de Janeiro, e por Emmanuel Br&eacute;on, especialista em arte dos anos 1920 e 1930, e antigo diretor do Mus&eacute;e des Ann&eacute;es 30, em Paris.</p> <p>Questionado sobre o funcionamento futuro do museu, &Aacute;lvaro Silva indicou &agrave; Lusa que as visitas ser&atilde;o organizadas exclusivamente por marca&ccedil;&atilde;o, e guiadas em grupos, adaptadas &agrave;s necessidades do p&uacute;blico, &quot;de forma a serem o mais personalizadas poss&iacute;vel&quot;, e haver&aacute; uma programa&ccedil;&atilde;o cultural no espa&ccedil;o da entrada e no jardim, assim que for poss&iacute;vel, no atual quadro pand&eacute;mico.</p> <p>At&eacute; ao final do m&ecirc;s de maio, as entradas ser&atilde;o gratuitas, e ainda n&atilde;o est&aacute; definido o futuro pre&ccedil;o do bilhete do museu cujo investimento global a organiza&ccedil;&atilde;o se escusou a disponibilizar &agrave; Lusa, mas confirmou que o edif&iacute;cio faz parte do patrim&oacute;nio do colecionador e empres&aacute;rio madeirense, que det&eacute;m museus em Bel&eacute;m, Estremoz, Anadia e Bombarral.</p> <p>&nbsp;</p>

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