E-Learning
  • Para Mais Informações!
  • +258 87 30 30 705 | 84 30 30 709
  • info@edu-tech-global.com
Quais estratégias estão por trás da inteligência artificial? Confira os exemplos destas empresas
Instrutor:
Classificação:
Categoria:
Descrição
As estratégias por trás da inteligência artificial já estão no nosso dia a dia, para tornar produtos e serviços mais eficientes.

Se você ainda acha que a inteligência artificial é coisa do futuro, está na hora de olhar melhor ao seu redor. Diversas empresas que fazem parte das nossas rotinas, especialmente os gigantes da internet, já utilizam tecnologias de IA em suas estratégias.

Ao acessar um e-commerce, pesquisar no Google ou receber o atendimento de uma empresa, você já pode estar interagindo com máquinas inteligentes. Mas nem parece, porque os robôs têm um comportamento cada vez mais próximo do humano. A intenção, com isso, é tornar a experiência do usuário cada vez mais eficiente, ágil e relevante na era digital.

Mas, como nem sempre percebemos a inteligência artificial no dia a dia, preparamos este artigo para mostrar como grandes empresas estão usando essas tecnologias. Agora você vai perceber como elas estão presentes na sua vida! Acompanhe:

  • O que é inteligência artificial?
  • Principais tecnologias de inteligência artificial para o marketing
  • 10 aplicações práticas e exemplos de inteligência artificial nas empresas

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial é um conceito da área de tecnologia que se refere à capacidade das máquinas de pensarem de forma muito semelhante aos seres humanos. Muitas vezes, utiliza-se as siglas IA ou AI (artificial intelligence) para se referir a esse tipo de tecnologia.

Essa capacidade permite às máquinas entender o comportamento humano, analisar o ambiente, raciocinar, aprender e tomar decisões — tudo isso de maneira autônoma, sem a intervenção humana. Para isso, elas precisam receber e analisar grandes volumes de dados, que ampliam seu conhecimento e tornam suas ações mais inteligentes.

A inteligência artificial é um dos principais elementos da quarta revolução industrial, a Indústria 4.0, que é marcada também pela Internet das Coisas (IoT), o big data, a computação em nuvem e outros conceitos.

As empresas estão passando pela transformação digital, que coloca a tecnologia no centro das suas estratégias e promove a digitalização e a automação de processos. Nesse cenário, a inteligência das máquinas é essencial para criar produtos e serviços mais inteligentes e tornar as empresas mais competitivas. 

Esse tipo de tecnologia já é aplicado hoje em diversas empresas que têm revolucionado o mercado de bens e serviços. As estratégias por trás da inteligência artificial vão desde sistemas de recomendação para a compra de produtos até a oferta preditiva de preços de um serviço a partir de sua demanda. Mais adiante, vamos ver exemplos de aplicações práticas.

Principais tecnologias de inteligência artificial para o marketing

A inteligência artificial não é apenas uma tecnologia. Ela reúne uma série de tecnologias, que envolvem algoritmos, códigos e dados que podem desempenhar diversas funções.

Agora, vamos entender melhor quais são as principais tecnologias de IA que podem ser usadas no marketing das empresas. Muitas vezes, elas são usadas em conjunto para desenvolver melhores produtos, serviços e estratégias.

Machine Learning

Machine learning é a aprendizagem automática de máquinas. De acordo com esse conceito, as máquinas processam grandes volumes de dados e identificam padrões que geram conhecimento sobre o comportamento dos usuários.

Dessa maneira, elas podem aprender continuamente e aprimorar a tomada de decisões, mesmo sem qualquer intervenção humana.

Deep Learning

Deep learning é a aprendizagem profunda de máquinas, ou seja, um aprofundamento do machine learning. O deep learning se baseia nas redes neurais, que utilizam algoritmos mais complexos para se aproximar do funcionamento dos neurônios e do cérebro humano.

Em combinação com o machine learning, que trabalha de forma mais linear, esse conceito potencializa a capacidade de processar dados e gerar inteligência.

Processamento de Linguagem Natural

Processamento de linguagem natural ou natural language processing (NLP) é a capacidade das máquinas de se comunicar com as pessoas com uma linguagem humana.

Essa é a área da inteligência artificial que se aproxima da linguística para entender as expressões, idiomas, gírias, regras sintáticas, relações semânticas e erros cotidianos, que tornam a linguagem humana tão complexa — ou seja, uma linguagem não-estruturada.

Como os computadores utilizam uma linguagem estruturada, precisam de algoritmos e sistemas para entender os seres humanos e responder a eles também com uma linguagem natural.

Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket