E-Learning
  • Para Mais Informações!
  • +258 87 30 30 705 | 84 30 30 709
  • info@edu-tech-global.com
PHP ou Javascript: afinal, qual é a diferença entre eles?
Instrutor:
Classificação:
Categoria:
Descrição
Desconhecer a diferença entre PHP ou Javascript é bem comum. Assim, seja você um programador ou dono de negócio que quer aprender mais sobre o assunto, acompanhe este artigo até o final!

Você sabe qual a diferença entre PHP ou Javascript ? Nos últimos anos, os computadores têm se tornado muito populares em meio à sociedade, eles estão presentes nas residências, ambientes de trabalho e até mesmo em hospitais e delegacias, tudo com o intuito de facilitar e acelerar processos. 

PHP ou Javascript

Fonte: FreePik

Para que eles se mantenham em ordem e para que novos programas surjam, é preciso que profissionais se especializam em áreas para auxiliar. Dentre essas áreas que podemos citar, estão o Javascript e o PHP.

Para que você entenda mais sobre este assunto de hoje, falaremos sobre o Javascript e o PHP, qual é a principal diferença entre eles e esclarecer outras dúvidas. 

O que é Javascript?

Para que você saiba qual a diferença entre Javascript e PHP, é preciso saber a definição de cada um. 

O Javascript se trata de uma linguagem de programação que foi desenvolvida nos anos 90. Inicialmente, esta tinha a função de fazer com que alguns processos do funcionamento de um desenvolvedor se desenrolasse de forma mais confortável, que leva uma melhor experiência. 

Atualmente, esta linguagem interage com as páginas da internet de diversas formas. Com isso, é possível criar vários softwares que auxiliam no dia a dia de quem utiliza muito o computador, diminui os bugs e agiliza o processo. 

Com esta grande evolução foi possível não somente criar sites, como também aplicativos e programas para o computador, podemos citar alguns aplicativos desenvolvidos com o Javascript, como o JQuery e o Node.js.

O que é PHP?

O PHP é uma sigla referente a Hypertext Preprocessor, trata-se de uma linguagem de script bastante conhecida e utilizada na web. Esta linguagem é reconhecida pela sua fácil utilização, além de ser atualizada de forma constante. 

É possível encontrar esta linguagem de programação no WordPress e nos plugins ofertados pela plataforma, por exemplo, que é uma das mais utilizadas para a criação de sites.  

Vantagens do Javascript

O Javascript se trata de uma linguagem de programação que funciona na máquina na qual é acessada.

Para que você entenda a importância e a necessidade da utilização desta linguagem, leia abaixo um pouco mais sobre as suas vantagens. 

Controle do navegador

Esta linguagem de programação pode ser utilizada para controlar o comportamento do seu navegador. Isto se torna possível porque no seu navegador existe um interpretador. Assim, é possível que o internauta tenha uma melhor experiência no site visitado.

Inserção de efeitos

Muito do tráfego e do sucesso do seu site só ocorre porque o público visita-o com frequência. Para que o internauta tenha vontade de entrar no seu site, alguns efeitos podem ajudar a chamar a atenção e o Javascript pode auxiliar bastante. 

Com mensagens eletrônicas, por exemplo, o seu site pode ter um diferencial que irá atrair o seu público-alvo. 

Ampla utilização

Se pensamos em uma linguagem de programação, automaticamente é lembrado que para utilizar esta ferramenta, é necessário ser um profissional da área da informática. 

Entretanto, o Javascript pode ser utilizado por leigos que tenham pouca prática no assunto, pois este é simples para o aprendizado.  

Vantagens do PHP

Esta é uma linguagem bastante conhecida na internet. Para que você saiba o motivo de tanta popularidade é preciso entender um pouco mais sobre as vantagens oferecidas. 

Para saber quais são as principais vantagens do PHP, basta continuar a leitura dos próximos tópicos a seguir. 

Fácil de aprender

O PHP é bastante utilizado por pessoas que desejam construir um site na web, mas um dos principais motivos de toda esta popularidade é o fato de que esta linguagem é considerada fácil de aprender. 

É possível aprender mais sobre Hypertext preprocessor por meio de materiais disponíveis em portais especialistas na área que podem ser encontrados em formato de tutoriais e apostilas, além de textos com um tamanho pequeno para leitura rápida.

Código aberto

No ramo do TI ou na informática em geral, é comum encontrar programadores que, por ausência de mercado ou por opção, trabalham de forma autônoma. O PHP tem a grande vantagem de ter o código aberto.

Desta maneira, é possível que os programadores desenvolvam mais programas ao utilizar códigos existentes, sem que existam problemas legais relacionados. 

Quantidade de dados

Se um internauta navega em um site, é necessário que ele tenha a melhor experiência relacionada e o PHP ajuda deste processo. Este tipo de linguagem faz com que os sites consigam executar as ações mesmo que tenham uma série de detalhes visuais, como sites de venda, por exemplo.

Desta maneira, é notório que esta é uma das linguagens mais utilizadas da web. Não somente pelas vantagens apresentadas anteriormente, mas também graças a ajuda no desempenho. 

Compatibilidade com banco de dados

Para uma estrutura da web, existem bancos de dados que são responsáveis por organizar e armazenar informações sobre determinado site. Desta forma, podemos considerar um local onde tudo que é referente ao site que está em processo de criação, possa ser guardado em segurança de forma agrupada. 

Para que a sua linguagem de programação execute o que deseja no seu site, é preciso que esta tenha uma boa compatibilidade com o banco de dados que você utiliza. Visto que muito do que será utilizado está guardado nele. 

É possível citar entre os bancos de dados compatíveis com o PHP o Oracle, MySQL e o Sybase, por exemplo. 

Diferenças entre Javascript e PHP

Como falamos anteriormente, existem diferenças em relação ao PHP e o Javascript, entretanto, é preciso entender que cada um deste se faz essencial no seu local. 

Javascript e PHP

Fonte: Freepik

A diferença mais gritante das duas linguagens de programação é o local em que a linguagem é rodada. O PHP é rodado no servidor de hospedagem, mas o Javascript é executado no navegador de quem acessa o site, ou seja, do internauta. 

De forma mais simples, o Javascript tem a função de entregar a sua página mais lapidada para o internauta que vai acessá-la, com mais recursos que ofertam mais interatividade. O PHP tem a função de executar os serviços que este site está disposto a fornecer. 

Onde aprender Javascript

Aprender sobre o Javascript pode ser um grande diferencial. Este é um código que está em constante evolução e para que você entenda mais sobre e se mantenha atualizado, fazer um curso na área é recomendado. 

Javascript

Fonte: Freepik

Caso você deseje fazer um curso na área para aperfeiçoar o seu nível de conhecimento, e não sabe bem onde encontrar, é possível encontrá-lo na FBV Cursos. Um curso online, com assunto adequado e atualizado, para aprender tudo sobre as novidades dessa ferramenta e poder programar com maior profissionalismo.

O curso online é excepcional para pessoas que desejam estudar, mas não podem investir tanto recurso financeiro e para pessoas que desejam estudar, mas que não tem muito tempo. Visto que com as aulas online é muito mais fácil de encaixar o seu horário. 

Quer saber mais sobre o curso de Javascript gratuito para iniciantes da FBV cursos? Clique aqui e adquira o curso por um preço bastante especial e tenha um enriquecimento imensurável de conhecimento.

Este conteúdo foi produzido pela equipe da WnWeb.

Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket