Neste conteúdo, ensinaremos tudo que você precisa saber sobre a ferramenta Google Analytics, incluindo explicações detalhadas de cada uma de suas funcionalidades.
Esses serão os conhecimentos necessários para que você use o GA da melhor forma possível, de modo a auxiliar diretamente no crescimento do seu blog, assim como o que temos conquistado com o Blog da Rock.
E já adiantamos que este é um guia explicativo sobre os principais conceitos e métricas que são usadas na ferramenta.
Pensando nisso, serão abordados os seguintes temas:
Continue a leitura!
O Google Analytics é o serviço oficial e gratuito de monitoramento de Marketing Digital do Google. Sua principal função é coletar dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos por meio de códigos de rastreamento e organizar essas informações em relatórios diversificados.
Além de disponibilizar ricas análises de tráfego, a ferramenta auxilia webmasters na otimização de páginas, na condução de testes e na tomada de decisões em negócios e estratégias de Marketing. Desde sua aquisição em 2005, a plataforma não parou de evoluir e, hoje, encontra-se em sua quarta geração, batizada de GA4.
Abaixo você confere o visual da Página Inicial do Google Analytics.
No menu à esquerda, você tem acesso:
O Google Analytics é considerado uma peça essencial dos sites na web, pois, sem ele, ficamos literalmente no escuro. Como diz a famosa citação do estatístico William Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede”.
O mercado hoje oferece uma vasta gama de soluções de monitoramento e análise de sites como Adobe Analytics e Mixpanel, aplicativos gratuitos para gerar mapas de calor como o Hotjar e o Crazyegg, e até softwares open source que podem ser instalados no próprio servidor, como o Matomo (antigo PWIKI) e o Open Web Analytics, entre outras.
O GA não dispensa essas ferramentas, mas merece uma atenção especial, a começar pelo seu proprietário: quem melhor do que o Google para nos fornecer informações para otimizar a performance dos nossos conteúdos na internet?
Além disso, é um serviço gratuito — e que não deixa nada a desejar em relação às plataformas pagas. Sua interface é amigável, é facilmente integrado a outros produtos, ostenta uma enorme capacidade de processamento de dados e oferece um conjunto generoso de funções, das mais básicas às mais complexas.
Sabe o que tudo isso significa para você? Muitos, muitos benefícios! E os principais estão descritos a seguir.
Conhecer a origem dos visitantes do seu site é essencial para otimizar suas campanhas ou direcionar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, existem diversas fontes de aquisição, como URL, anúncios, banners, backlinks, busca orgânica ou redes sociais.
E não para por aí. O GA também nos informa o tipo de dispositivo utilizado pelos usuários, muitas vezes até o modelo, o que contribui para melhorias em navegação e design.
No Marketing Digital, muito se fala sobre as personas, representações semifictícias de um cliente ideal. Esses personagens, que são o principal parâmetro para sua produção de conteúdo, são geralmente construídos por meio de dados e pesquisas internas, mas devem ser constantemente aprimorados.
O Google Analytics nos traz informações que nos permitem conhecer melhor o perfil das pessoas que chegam ao nosso site — os dados demográficos são um ótimo exemplo disso.
Também é possível segmentar os usuários de acordo com idioma, idade, sexo e até seus interesses. Essas informações que nos permitem descobrir se o nosso conteúdo está atraindo as pessoas certas e, se sim, conhecê-las melhor.
Em um primeiro momento, é interessante que as empresas explorem o máximo de canais para descobrir oportunidades e entender melhor a audiência. Gradualmente, porém, devem ser priorizados aqueles que dão mais resultado de modo a otimizar o investimento.