O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Um dos seus diferenciais é permitir que você tenha controle sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).
Uma das principais ferramentas para se alcançar sucesso online e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados.
E quando falamos deles não é possível não destacar o serviço de links patrocinados do Google: o Google Ads.
Muitas pessoas têm dúvidas em relação à ferramenta ou já ouviram falar, mas não sabem ao certo o que é o Google Ads e muito menos as melhores formas de gerar receita com ele no Marketing Digital.
Hoje nós trouxemos a solução para seus problemas!
Neste post você aprenderá tudo o que precisa saber para criar campanhas rentáveis e de sucesso no Ads.
Aqui você verá:
O Ads é a plataforma de publicidade do Google (previamente chamada de Google AdWords). Por meio dele, você pode divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando as pessoas clicarem para visitar o seu site, visualizarem um conteúdo ou ligarem para a sua empresa.
Uma das muitas vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando aquilo que você oferece.
Seja pelo computador ou dispositivos móveis, seus potenciais clientes podem encontrar links patrocinados quando estiverem fazendo uma busca no Google, assistindo a vídeos no Youtube ou visitando sites parceiros da plataforma.
O Google Ads é a principal fonte de receita do Google. Em 2019, a plataforma de publicidade gerou mais de 134 bilhões de dólares, representando 70,9% das rendas totais da empresa no mesmo ano.
Todo esse rendimento deixa claro que as empresas já entendem que é extremamente importante estar presente onde as pessoas realizam suas pesquisas.
Um bom anúncio deve alcançar as pessoas certas e no melhor momento. Por isso o Ads é uma excelente opção para quem quer promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada, segmentada e também mensurável.
Continue lendo e conheça os detalhes de cada um dos diferenciais que só o Google Ads pode fornecer ao seu negócio.
Potencial
O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e isso não é novidade. O famoso termo “google it” já ultrapassou barreiras culturais e se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Quando temos uma dúvida, imediatamente procuramos respostas no Google.
O buscador é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informações relevantes sobre locais, produtos e serviços.
Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.
De acordo com a StatCounter, até o fim de 2019, o Google era detentor de 92,71% das buscas realizadas em desktop e mobile.
Já no Brasil, o Google detinha em torno de 97,27% do market share de pesquisas.
Isso, por si só, já é motivo suficiente para uma empresa, seja ela grande ou pequena, querer exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa.
Poder de Segmentação
Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o Ads permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz. Confira abaixo as segmentações disponíveis:
Essas são as segmentações dentro do Google Ads, que ainda conta com a possibilidade de combiná-las para exibir anúncios criativos e com relevância, tornando o anúncio muito mais eficiente do que qualquer outro meio de mídia.
Controle de investimento
Com o Ads, o anunciante tem total controle sobre os valores investidos. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.
Também é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques (CPC), a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site (CPA, ou Custo Por Aquisição).
Caso o anúncio seja em formato de vídeo, também existe o CPV, que é o Custo Por Visualização. Nele, você paga quando a pessoa assiste a 30 segundos do seu vídeo (ou ao vídeo inteiro, caso ele tenha uma duração menor do que essa) ou interage com um elemento interativo (como um botão de Call to Action), o que acontecer primeiro.
Avaliação do ROI (Retorno sobre o investimento)
Utilizando o Ads, o anunciante tem em mãos informações valiosas sobre a interação do público com seus anúncios.
É possível contabilizar as impressões e os cliques e, principalmente, saber se quem clicou realizou alguma conversão no site (como realizar uma compra, entrar em contato por formulário, fazer o download do seu aplicativo ou telefonar para fazer um pedido).
Também é possível “acompanhar” essa pessoa, e exibir novos anúncios por meio de remarketing. Tudo isso é devidamente contabilizado, para que o anunciante tenha números que vão ajudar a comprovar o retorno do investimento no Ads.
Com as informações oferecidas pelo Ads, o anunciante pode identificar quais anúncios receberam cliques e quais não estão com boa performance, priorizando o investimento onde o retorno for melhor. Esses insights, quando devidamente acompanhados, poderão aumentar o seu retorno.
A plataforma permite ver muitos outros dados valiosos, incluindo:
Além disso, ferramentas de análise, como o Google Analytics podem e devem ser utilizadas para saber mais sobre os hábitos de compra de clientes, como, por exemplo, por quanto tempo eles tendem a pesquisar seu produto antes da compra, ou em que ponto do site podem estar abandonando o processo de compra.
Se você quer aumentar suas análises e com isso melhorar os resultados com o Google Ads, baixe o Guia Completo do Google Analytics e aprenda a usar essas duas ferramentas como aliadas na sua estratégia de sucesso!
Custo
O Ads é uma mídia relativamente mais barata do que outras tradicionais, ou até mesmo se compararmos com outros sites que oferecem espaço para publicidade (grandes portais, por exemplo).
Basta pensarmos no valor que é necessário para investir em mídia convencional, como TV, rádio e outdoor, e na capacidade de medir os resultados: é muito difícil mensurar e comprovar o retorno de uma mídia tradicional.
No Ads é possível começar com pouco, sentir o retorno e avaliar o comportamento do público, e só assim aumentar o investimento, gradativamente.
“Mas já me disseram que está ficando caro. É verdade?”
Ao longo dos anos, é normal que o custo por clique das palavras-chave de determinados nichos se elevem, e isso acontece por causa da entrada de novos concorrentes. Independente disso, a mídia continua sendo uma das melhores opções para se obter um rápido e mensurável retorno de investimento.
Vale levar em consideração se as campanhas foram feitas por alguém que entende do assunto. Se a campanha não for feita e otimizada com os devidos cuidados, o Ads pode ser tornar bem mais caro do que deveria.
Sempre faça sua campanha com alguém que entende do assunto, ou procure informações para não cometer nenhum erro.
Agora que já conhecemos o Google Ads, todas as novidades e suas vantagens, vamos conhecer mais a fundo todas as possibilidades que a ferramenta possui e entender mais sobre seu funcionamento e subdivisões.
A melhor maneira de utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma é conhecendo como ela funciona e também o que ele pode te oferecer. Simples, funcional e intuitivo, o Google Ads tem tudo para se tornar um grande aliado em sua estratégia de Marketing.
A seguir, vamos conhecer os tipos de campanha que você pode criar e também qual o melhor momento para usar cada uma delas.
A Rede de Pesquisa é o principal formato de anúncios do Google Ads e também a mais simples para criar campanhas, por não exigir nenhuma imagem, vídeo ou cadastro prévio da sua empresa no Google Meu Negócio (como é o caso das campanhas locais, que veremos adiante).
Indicada para quem busca aumentar vendas e gerar leads, ela é composta pelos resultados de busca do Google e de sites parceiros. Os anúncios são exibidos em áreas de destaque nos resultados da busca — normalmente nas 4 primeiras posições — e, para palavras-chave de alta concorrência, também nas 3 últimas posições: