Você já pensou em como seu cliente se sente ao interagir com sua marca na internet?
Em uma pesquisa no Google, uma conversa em uma rede social e em interações com aplicativos e sites, uma experiência digital diferencia uma empresa da concorrência.
Se você quer ganhar visibilidade e se destacar por meio de seus esforços de Marketing Digital, este é o momento de elaborar e executar uma estratégia focada na criação de experiências ricas e atraentes para seu público.
Você verá como fazer isso nos seguintes tópicos:
Antes da era digital, as empresas pensavam de uma maneira mais passiva sobre como os clientes poderiam interagir com as marcas e experimentá-las. A maior parte do foco em uma estratégia de marca se concentrava nestes pontos cruciais:
O maior erro que as empresas ainda cometem hoje é tentar emular esse mesmo plano em um mundo completamente diferente. Elas acreditam que a conexão entre a marca e o público só acontece quando ele está ativamente comprando algo.
Em meados dos anos 1990 e início dos anos 2000, havia uma pergunta comum em questionários e pesquisas: quanto tempo você passa online? Essa pergunta não faz mais sentido.
Estamos sempre online, seja na frente do computador ou, ainda mais, com um celular na mão ou no bolso. E se estamos no mundo digital por 24 horas por dia, 7 dias por semana, estamos sempre prontos para interagir com uma empresa ou produto.
Uma experiência digital é a soma de todas as interações online entre o cliente e a marca. Ela faz parte da jornada do cliente (da descoberta à conversão), mas é muito mais do que isso.
Ao investir em experiências digitais, você não está pensando apenas em vender, mas também em criar uma imagem sólida e uma conexão com o seu público-alvo.
É um plano coeso e bem estruturado que torna qualquer interação significativa e memorável. Isso inclui:
Portanto, uma experiência digital tem tudo a ver com branding. É algo que envolve como você desenvolve uma imagem, uma voz e um corpo para sua empresa.
Isso deve gerar identificação com seu cliente e envolvê-lo em novas interações a cada dia, criando uma vantagem competitiva poderosa.
Como exatamente uma estratégia de experiência digital pode ajudar sua empresa a se destacar em relação aos concorrentes na internet? Os pontos são identificação, diferenciação e presença.
Vamos ver alguns desses benefícios a seguir.
Uma coisa importante sobre interações de qualidade na internet é que elas têm muito mais potencial para serem lembradas do que conteúdos passivos.
Quando a experiência de conhecer e explorar sua marca é poderosa o suficiente, você a consolida na mente das pessoas, mesmo quando elas não estão exatamente comprando algo.
Pense em todas as marcas que você conhece e com as quais interagiu, mas nunca comprou um produto. Esse é o poder de uma boa experiência digital. É assim que você se torna conhecido.
Boas estratégias digitais sempre tornam as conversões mais baratas. Podemos pensar nessa interação como um potencial de engajamento.
Quando o seu público precisa estar ativo para consumir conteúdo, ele investe mais de si no relacionamento.
Isso significa que você direciona leads à conversão mais rápido e conquista mais visibilidade. Indicações, recomendações, compartilhamento social, retenção de página, todos esses benefícios de experiências digitais podem impulsionar seu SEO.
Quando uma experiência é boa, o usuário sempre volta. Essa é a regra de ouro da UX (experiência do usuário).
Isso significa que uma experiência digital bem-feita pode fazer com que o público volte a navegar em um site para sentir aquela sensação novamente. Ele pode querer falar com sua marca e participar de eventos ao vivo apenas para fazer parte dela.
Com uma base de usuários mais sólida no seu ecossistema digital, você coleta mais informações sobre eles. Com esses dados, é possível melhorar a própria estratégia e obter insights úteis para aprimorar produtos e serviços.
Todos nós queremos compartilhar as boas experiências que tivemos com pessoas de que gostamos. Isso faz parte da natureza humana. Então por que não usá-la a seu favor?
Marcas que oferecem conteúdo interativo envolvente se tornam virais com mais facilidade. Assim, um cliente que deseja comprar um produto não apenas volta mais, como também começa a influenciar outros consumidores em potencial.