Se você deseja aprender como criar um site, seja um e-commerce, um blog ou qualquer outro tipo, então vai precisar escolher um serviço de hospedagem para sua página. E se você já começou a fazer uma pesquisa, certamente já esbarrou em algumas ofertas de hospedagem ilimitada que parecem muito promissoras.
Claro que, para os mais desconfiados, a palavra “ilimitada” parece um pouco estranha. Afinal, por que um provedor não cobraria um valor proporcional ao espaço e à banda que são oferecidos? Aliás, será que é mesmo possível ter algo “ilimitado”? Hoje, vamos tirar essas dúvidas.
Neste artigo, você verá:
Continue a leitura e aprenda mais agora mesmo.
Como você já deve saber, “hospedagem” se refere ao espaço virtual dentro do servidor onde os dados de um site são armazenados. Dessa forma, pessoas de diferentes partes do mundo podem visitar sua página com mais facilidade. Quando você cria seu próprio site, um e-commerce, por exemplo, você precisa desse serviço para viabilizá-lo. Caso contrário, sua página só seria acessível quando seu computador estivesse ligado e conectado.
Além disso, sua hospedagem também afeta a quantidade de informação que pode ser armazenada e o volume de acesso que está disponível. Por isso, quando um mesmo site é acessado por um número muito grande de pessoas, a página cai.
Teoricamente, não. Na prática, também não. A realidade é que, se você criar um site mais e mais pesado, em algum momento você atingirá o ponto de saturação do servidor, assim como acontece com o armazenamento do seu computador. Mesmo que não haja um limite categórico, ele pode ser estabelecido pelo número de pessoas que acessam o mesmo servidor.
Se esse é o caso, então por que algumas empresas ainda prometem uma hospedagem sem limites? Bem, geralmente existem alguns poréns no caminho.
Primeiro, a empresa pode criar termos que restringem quem pode ter acesso a esse tipo de serviço. Por exemplo, apenas pessoas físicas, que já não precisam de tanto espaço, podem ter hospedagem sem limites.
Além disso, pode ser que o servidor simplesmente seja aberto, com centenas de usuários disputando o espaço e a banda. Dessa forma, o limite é o quanto ainda estiver disponível no momento.
Considerando tudo o que mencionamos, você não deve encontrar uma hospedagem ilimitada de verdade, mas ainda pode conseguir algo que atenda às suas necessidades. Veja aqui alguns critérios para levar em conta na sua decisão.
Se você utiliza imagens e vídeos em alta definição, um banco de dados amplo, entre outras coisas que exigem bastante espaço de armazenamento, então essa deve ser uma de suas prioridades.
Além do armazenamento, também é necessário considerar a banda. Isso é o que determina o número de usuários que podem acessar o site simultaneamente. A menos que você não espere um grande volume de acessos, esse valor também deve ser alto.
Todo armazenamento de dados online apresenta riscos de segurança e crimes virtuais. Sendo assim, o provedor de hospedagem deve sempre ter procedimentos para lidar com essas situações e recursos para minimizar os riscos. É bem menor prevenir do que remediar, especialmente quando se trata de dados dos clientes.
Não adianta muito ter uma ferramenta que você não consiga usar efetivamente, independentemente de quantos recursos ela possa oferecer. Quando falamos do painel de controle de hospedagem, isso é ainda mais importante, pois é por meio dele que você vai administrar todos os seus dados.
Por fim, mas não menos importante, a hospedagem deve oferecer boas opções para criar contas de e-mail. Em geral, você precisa de pelo menos uma para cada colaborador, sendo bom ter algumas de reserva para novas contratações e para o crescimento do seu negócio.
Mesmo sem uma hospedagem ilimitada, você ainda tem muito a ganhar escolhendo a melhor opção disponível para seu site. Confira aqui por que é tão importante fazer a melhor escolha.
Independentemente de qualquer coisa, você quer um site que esteja no ar a maior parte do tempo e que seja de fácil acesso para o público. O mínimo que um bom provedor deve fazer é assegurar a estabilidade da sua página para que você não perca vendas.
No geral, você deve priorizar provedores que tragam melhores ferramentas e mais funcionalidades, pois isso dará mais opções de uso. A longo prazo, isso se traduz em mais opções no gerenciamento de hospedagem.
Naturalmente, um dos fatores mais importantes é o quanto você consegue receber em relação ao quanto tem que pagar. Bons provedores podem oferecer um acordo melhor, mesmo que não envolva uma hospedagem ilimitada de verdade.
Por fim, a empresa deve ter um bom sistema de atendimento e suporte ao cliente. Sem isso, você pode passar semanas com um problema que poderia ser resolvido em 5 minutos por um profissional especializado.
Agora que você sabe mais sobre a chamada “hospedagem ilimitada” e como conseguir a melhor hospedagem para seu negócio, é hora de maximizar seu site. Aprenda a usar esses recursos e você irá bem longe com seu trabalho.
Quer dar o primeiro passo do jeito certo agora mesmo? Então conheça agora a Stage e veja como podemos te auxiliar.