Em seus cotidianos, desenvolvedores precisam de ferramentas que ofereçam o suporte para seus trabalhos. O Adobe Edge reúne uma série de soluções que ajudam desde testes de aplicações, até o desenvolvimento de animações e outras funcionalidades para páginas da web.
A ideia é que esse pacote de softwares atenda a todas as necessidades que envolvem o trabalho de desenvolvimento.
O pacote é composto por 7 programas, uns mais decisivos e relevantes, outros mais voltados ao suporte para tarefas específicas que variam de um projeto para outro. Para entender como cada um desses softwares pode ajudar, é fundamental detalhar melhor como eles funcionam e quais ganhos é possível obter.
Neste post mostraremos mais sobre como funciona o Adobe Edge Suite, qual é a sua proposta e como ele pode ajudar o desenvolvedor.
Confira também como funcionam os 7 programas do pacote!
Amplamente conhecida no mercado, a Adobe é uma empresa que sempre teve a inovação como base para os seus produtos. Suas soluções sempre ajudaram segmentos profissionais, como os criativos, além de também oferecer suporte a tarefas mais básicas, desde o flash aos leitores de PDF.
O Edge é produto dessa postura de entrega de ferramentas para o apoio de atividades, nesse caso, de desenvolvedores.
Na prática, quando falamos de softwares, uma suite é uma espécie de central de soluções composta por diferentes programas voltados a uma finalidade. É um conjunto de ferramentas que forma um pacote completo de suporte a uma atividade profissional.
O Adobe Edge Suite foi desenvolvido pensando em todas as necessidades que o desenvolvedor tem na hora de trabalhar em uma aplicação.
O grande diferencial das propostas da Adobe em uma suíte é pensar em ferramentas que vão além do trabalho mais básico e inicial. As soluções são capazes de dar o suporte que o profissional precisa para inserir funcionalidades e recursos mais avançados ao desenvolver algo para a web.
Além disso, as soluções são voltadas para o suporte no desenvolvimento com os padrões mais recentes desse segmento.
O Adobe Edge é composto por 7 apliações: Animate, Code, Inspect, Reflow, Web Fonts, Typekit e Phonegap Build. Cada um deles dá suporte para diferentes fases e necessidades do trabalho do desenvolvedor, formando um pacote completo de soluções indispensável.
A seguir, conheça detalhadamente como funciona cada um desses softwares e o que eles entregam de valor.
O Adobe Animate foi a resposta da Adobe para o fim do Flash, depois que ele passou a ser rejeitado por sistemas iOS e OSX. Hoje, o Animate cumpre bem o papel do seu antepassado, permitindo o desenvolvimento de aplicações interativas e de animações em páginas HTML.
O desenvolvedor consegue desenvolver essas aplicações em um editor muito com uma interface muito corriqueira, usando uma linha do tempo, assim como os softwares de audiovisual.
Todo o trabalho é dividido em frames, o que facilita a programação das animações e dos movimentos. O ambiente da ferramenta também é bem familiar, com uma estética muito similar aos softwares do pacote CC.
A amplitude de efeitos oferecida pelo Animate torna o software ainda ais interessante e enriquecedor para projetos de todos os tipos. O principal ganho que ele oferece é o desenvolvimento de aplicações para qualquer plataforma, graças ao Webkit
O conteúdo criado roda normalmente em qualquer sistema iOS e Android, com total responsabilidade, além de ser também compatível com todos os navegadores web do mercado.
O Code, como o nome sugere, é a solução do Adobe Edge Suite voltado para o desenvolvimento e edição de códigos de programação. Conforme esse trabalho exige, o software tem uma interface muito simplificada e que ajuda o desenvolvedor a se concentrar em suas linhas e evitar ao máximo qualquer tipo de erro.
De código aberto, a ferramenta dá suporte a linguagens de programação muito utilizadas, como CSS, JS e HTML 5, realizando todo esse trabalho de forma totalmente integrada com o pacote Creative Cloud, suite da Adobe voltada ao design e produção gráfica.
A vantagem disso é simples: integrar layouts criados para a web com os códigos, facilitando muito a construção de front-end e back-end.
O foco do Code é facilitar a vida do profissional desenvolvedor, e isso é comprovado com as funções acessíveis e muito práticas, como a visualização dinâmica do código.
Assim, qualquer erro pode ser rapidamente corrigido. Essa função também mostra o resultado do desenvolvimento em tempo real, dando suporte para a continuidade do desenvolvedor.
Outra aplicação do Adobe Edge Suite que atualiza uma antiga aplicação: o Inspect é a nova geração do Adobe Shadow. A proposta dessa ferramenta é o inspecionamento de páginas, permitindo que o desenvolvedor visualize o código em alteração durante o acesso do site.
A partir disso ele consegue fazer observações estratégicas que podem despertar percepções sobre possíveis alterações.
O principal destaque dessa ferramenta é a integração com o mobile. Funciona de maneira simples: o desenvolvedor consegue emparelhar um smartphone com o Inspect instalado no computador e, a partir disso, toda página que ele abrir no celular replicará o código para o desktop.
Essa função tem a proposta de permitir a observação do comportamento de páginas em formatos mobile, mas replicando toda essa atividade para o desktop, facilitando qualquer alteração.
O ganho que isso proporciona é sempre trabalhar com aplicações responsivas e que funcionem bem em plataformas mobile.
A interface de trabalho do Inspect é totalmente personalizável. Isso ajuda a criar um dashboard voltado às necessidades do usuário, otimizando a acessibilidade da maneira que ele preferir!