E-Learning
  • Para Mais Informações!
  • +258 87 30 30 705 | 84 30 30 709
  • info@edu-tech-global.com
Confira como fazer integração de redes sociais na sua agência
Instrutor:
Classificação:
Categoria:
Descrição
A integração de redes sociais reúne todos os canais de comunicação da agência em um único local.

 Entre outros benefícios, essa iniciativa gera mais engajamento e oportunidades de negócio. Neste post, você vai descobrir como integrar as suas mídias sociais corretamente.

Com as pessoas cada vez mais conectadas à internet, o planejamento e a integração de redes sociais se tornaram extremamente importantes para o sucesso das estratégias de relacionamento e marketing das empresas. Afinal de contas, esses meios de comunicação aproximam a marca do seu público-alvo e aumentam a interatividade, contribuindo para relações fidelizadas e duradouras.

Segundo uma pesquisa da We are Social e da Hootsuite, 62% dos brasileiros têm acesso às redes sociais, o que demonstra o quanto elas são úteis para gerar oportunidades de negócio.

Há alguns anos, as organizações tinham dificuldades para encaixar essas plataformas na sua estratégia de marketing. Apesar de a maioria delas estar ciente da relevância desses recursos, muitas ainda comentem erros na hora de integrá-los nos seus processos.

Quer saber mais? Neste post, explicamos como fazer a integração das redes sociais! O conteúdo é dividido da seguinte maneira:

  • O que é a integração de redes sociais?
  • Como funciona a integração na prática?
  • Quais as principais etapas para integrar redes sociais?
  • Quais ferramentas podem ser utilizadas nessa tarefa?
  • Quais erros devem ser evitados na integração das mídias sociais?

Confira!

O que é a integração de redes sociais?

O planejamento e brainstorming das ações das redes sociais é imprescindível para otimizar o processo de tomada de decisões. Isso porque, a partir do gerenciamento dessas ferramentas, a sua equipe tem mais facilidade para criar um cronograma de publicações coerente e alinhado com os objetivos da empresa e as necessidades do público consumidor.

Basicamente, a integração das redes sociais consiste em uma estratégia de marketing que possibilita aproveitar essas mídias como uma extensão dos esforços de publicidade e branding.

É necessário ter em mente que os potenciais clientes usam diferentes formas de comunicação para entrar em contato com as empresas — logo, é preciso estar preparado para atender a todas as preferências.

Deixar de usar ou integrar determinada plataforma pode acarretar prejuízos para a autoridade e reputação da agência. Algumas pessoas preferem se comunicar pelo Facebook, enquanto outras optam pelo Twitter, por exemplo. As empresas que não prestam atenção nesse ponto estão sujeitas a perder leads valiosos, pois fecham uma porta de comunicação.

Como funciona a integração na prática?

A integração das redes sociais é feita com o site e blog da empresa. Esse processo se baseia na fixação dessas plataformas nas páginas oficiais da companhia, permitindo que o visitante acesse esses canais com poucos cliques. O objetivo é que ele conheça os detalhes dos seus serviços e consiga entrar em contato sempre que achar necessário.

Essa iniciativa facilita a transição de um canal para o outro, além de aumentar o grau de interatividade e, consequentemente, de conversa. Por meio dela, os usuários do site da agência podem se comunicar com a marca a partir das suas redes sociais preferidas de forma rápida.

Quais as principais etapas para integrar redes sociais?

Para integrar as redes sociais da sua empresa, é preciso seguir um conjunto de práticas que, quando combinadas, agregam praticidade tanto para a empresa quanto para o público-alvo. Veja, a seguir, quais são os passos para promover a integração das redes sociais da agência.

Adicione botões de redes sociais no seu site

A primeira coisa a se fazer é adicionar botões de redes sociais no seu site. Desse modo, os visitantes da página conseguem visualizar com mais facilidade quais são os pontos de contato da empresa e podem se conectar com ela por meio das plataformas a que estão habituados.

Além disso, em um único clique, o usuário consegue acessar o seu perfil social, o que impede que ele esqueça de pesquisar pela marca depois de visitar a página.

Os locais mais apropriados para fixar os botões de mídia social são na área inferior da primeira página do site, na barra lateral ou no final das postagens. Desse modo, os comandos terão maior visibilidade. Para que os botões não sejam ignorados, personalize-os com as cores e ícones relacionados à sua marca.

Facilite a inscrição dos usuários nas redes sociais

Ao incorporar o login social no seu site, você oferece aos clientes em potencial a alternativa de logar na página a partir de contas no Facebook, Instagram, Twitter, entre outros. Assim, o visitante não precisará criar um login específico para acessar os conteúdos ou serviços do site.

Esse processo traz conveniência para o seu público e também beneficia a empresa, visto que gera dados mais precisos sobre os usuários — como idade, gênero, endereço de e-mail e interesses —, além de diminuir a quantidade de spam.

Mostre fotos e vídeos das redes sociais no site

Abuse da criatividade para engajar os seus leads. Nesse sentido, vale mostrar as fotos e vídeos das mídias sociais para atrair a atenção e curiosidade das pessoas. Ao se deparar com esse tipo de material, a tendência é que o usuário se conecte com as plataformas para acessar mais do conteúdo.

Se a intenção é aumentar o número de seguidores do Instagram, por exemplo, pode-se incorporar postagens no site utilizando o próprio aplicativo de imagens. Fazer isso manualmente pode ser complexo, sendo recomendado adotar widgets de terceiros exclusivos para essa função.

Quais ferramentas podem ser utilizadas nessa tarefa?

Há algum tempo, a integração de redes sociais em um site demandava muito tempo para o upload das postagens de forma individual e manual ou necessitava da criação de APIs personalizadas. Atualmente, essas ações podem ser muito mais simples e rápidas graças às ferramentas específicas para o processo.

Em se tratando dos sites em WordPress, existe a opção de usar plugin de mídia social para incorporar as postagens no site, acrescentar links para compartilhamento, imagens e vídeos.

Já os sites em Drupal e Joomla contam com recursos para extensões e módulos. As plataformas criadas no Weebly, Wix e Squarespace também autorizam a integração das redes sociais com o uso de aplicativos de terceiros.

Quais erros devem ser evitados na integração das mídias sociais?

Um dos principais objetivos da integração de redes sociais é elevar o índice de engajamento dos potenciais clientes. Para que isso aconteça, é necessário evitar ações que dificultem a interação dos visitantes. A seguir, confira quais erros devem ser evitados.

Usar ícones sociais pouco atrativos

Os ícones chamativos, com cores e tamanhos em destaque, ficam no topo da hierarquia visual, ou seja, são notados em menor tempo pelos usuários do site. Portanto, acrescentar ícones pouco atrativos tende a gerar pouco engajamento.

Linkar para contas sem movimentação

Se o usuário entrar em uma conta de rede social sem movimentação, com postagens antigas, muito provavelmente não vai se sentir estimulado a seguir e consumir os conteúdos da plataforma. Assim sendo, mantenha as suas contas sempre atualizadas e com postagens relevantes para o seu público-alvo.

Realizar a integração de redes sociais é uma estratégia indispensável para as empresas, pois encoraja interações, amplia o número de seguidores e melhora a experiência dos usuários, além de facilitar a avaliação de desempenho das suas plataformas. No longo prazo, a iniciativa tem o potencial de expandir as oportunidades de negócios e lucros da agência.

Gostou das dicas? Quer otimizar a gestão da sua agência? Faça o teste gratuito do Studio agora mesmo e conheça os benefícios da plataforma!

Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket
Girl in a jacket